Última atualização: Fevereiro de 2019
Posso recomendar apenas os cursos que conheço, ok?
Cursos no Brasil
#DTESPM — Primeiro curso de Design Thinking da América Latina dado na renomada ESPM por mim e alguns convidados especiais. Existe desde 2010 e é atualizado a cada edição. Nele os participantes realizam um projeto de uma startup do começo ao fim e entram em contato com ferramentas por meio de cenários simulados de projeto. Duração: 30 horas.
São 3 a 4 edições por ano, consulte quando será a próxima aqui.
Cursos da Livework — A minha consultoria realiza cursos abertos ao público com frequência aleatória em Brasília e São Paulo. Os temas mais recorrentes são Design de Serviço, Design de Serviços Públicos e User Experience. Vale a pena ficar de olho! Duração: 12 ou 16 horas.
Pós-Graduação em Design de Serviço (Universidade Positivo) — Criado e organizado por Érico Fileno, o curso conseguiu reunir uma série de ótimos profissionais e acontece em São Paulo. Talvez o próximo passo após entrar em contato com o Design Thinking ou de Serviço. Duração: 450 horas
Escola de Design Thinking — A escola cresceu muito nos últimos anos, abrindo unidade até na Austrália. Fundada por ex-alunos do meu curso na ESPM, tenho recebido feedbacks muito bons dos cursos que eles oferecem porém não conheço em primeira mão o que rola por lá. Vale conferir! Duração: varia de acordo com o curso.
Inovação e Design Estratégico (IED-Istituto Europeo di Design) — A Pós-Graduação coordenada pelo sempre simpático Francisco Albuquerque tem vários professores de mercado muito bons como meu grande amigo José Mello, Ivan Luchini da Insitum, entre outros. Duração: 18 meses.
Design Thinking e Novos Negócios (Univille) — Curso de especialização que acontece sextas e sábados em Joinville/SC do qual sou padrinho. Com 451 horas de duração, é possivelmente um dos cursos mais completos sobre o assunto no Brasil, criado pelo meu amigo Haro Schulenburg.
Pelo Mundo
Service Design em Savannah (SCAD) — O que uma professora do meu master em Barcelona e um ex-Liveworker e grande amigo de Florianópolis tem em comum? Os dois são parte do quadro de professores dos programas de Design de Serviço da organização que rapidamente está se tornando uma referência global no assunto. É onde eu tentaria fazer, caso estivesse começando agora.
Master em Transdisciplinary Design (Parsons) — Dirigido pela brasileira Lara Penin, o curso é uma imersão de 2 anos no potencial do design para projetar soluções integradas para os desafios do mundo atual.
Service Design da "fonte" (KISD) — É onde surgiu o conceito de Design de Serviço. Preciso dizer algo mais? Dirigido pela Birgit Mager o programa de graduação existe desde a década de 90.
Bootcamps na d.School — Fundada pela turma da IDEO e financiada por Hasso Plattner que é o criador da SAP, o pavilhão que fica no meio da Universidade de Stanford recebe pessoas para visitas e executivos em $en$acionai$ bootcamps no local.
Mergulhos na Alemanha — Hasso Plattner, que não é nada bobo, fundou uma escola espelho da d.School em Postdam na Alemanha chamado Hasso Plattner Institut. Com programas mais baratos e completos do que em Stanford, é o caminho para quem quer mergulhar no mundo do Design Thinking sem necessariamente fazer um curso de graduação ou pós.
Virtualmente
IDEO U — A renomada consultoria de Design lançou recentemente o seu braço educacional chamado IDEO U com vários cursos online no cardápio como Insights for Innovation e outros nomes bonitos.
Design Kit — O site que também é uma lista de ferramentas conta com (no momento que escrevo esta lista) dois cursos: Human-Centered Design e Prototyping. Tudo graças à IDEO.org.
Meu curso Online no Saibalá — Pois é, finalmente está no ar o meu curso introdutório sobre Design Thinking. É um bom começo! :)
Que livros ler?
Service Design, This is Service Design Thinking, Service Design for Business, Design Thinking Brasil e Design Thinking (Change by Design).
Que Sites Acessar?
DMI, Design Council, Service Design Network, Livework e Fast.Co Design.
A que eventos ir?
South by Southwest (SXSW) — Passe 10 dias em Austin, no Texas, vendo o que há de mais novo no mundo da tecnologia e, de quebra, terminando o dia com vários shows de bandas que ainda farão sucesso. Esse é o "South By", que se torna cada vez o evento obrigatório do ano.
SDGC — O congresso oficial organizado pela Service Design Network. Normalmente ele acontece na Europa ou nos Estados Unidos, mas com o avanço do Design de Serviço ele pode se mudar para a Ásia ou América do Sul muito em breve. A edição de 2019 acontecerá no Canadá.
Eventos do DMI — A página da organização possui uma agenda com os encontros organizados. Eles sempre valeram bastante a pena porém tem perdido a força nos últimos anos (ou pelo menos é a sensação que tenho.)
Interaction South America (IxDA) — Os eventos da Interaction Design Association são sempre recheados de bons palestrantes e profissionais entusiasmados. A edição de 2019 acontecerá em Medellín (Colômbia).
Onde encontrar ferramentas?
Service Design Tools — Um clássico, desde 2008 no ar do mesmo jeito, o site que é projeto de graduação apresenta uma série de ferramentas de acordo a contexto, stakeholder e afins com exemplos reais. Vale conferir!
Hyper Island — A escola Sueca que virou febre principalmente entre os publicitários fez um ótimo trabalho em organizar suas ferramentas, que podem ser filtradas por quantidade de participantes, categoria e tempo.
IDEO.org Design Kit — O livro Human Centered Design, 10 anos depois, se transformou no Design Kit, um site com toda informação necessária para começar a trabalhar com a abordagem do Design. Imperdível!
Service DIY da Livework —Nosso toolkit da Livework está focado no desenvolvimento de serviços e, além de 50 ferramentas apresenta 50 elementos que podem ser considerados na hora de repensar um serviço.
Por enquanto, a venda acontece apenas no formato impresso…
Que Apps Usar?
Trello — Muito útil para organizar tarefas a serem realizadas em projeto ou conhecimento sobre o mesmo ou de processos de sua organização. Na Livework, é nosso principal repositório de conhecimento sobre nossos processos e ferramentas de projeto.
Teamwork — Ótima alternativa para gerenciamento de projetos, com tarefas, envio de mensagens com arquivos, registro do tempo trabalhado e cronograma visualizado em gantt. Tem também funcionalidade similar ao Trello, com cartões, dentro de projetos.
Google Drive — Alternativa para gestão de arquivos com a maior quantidade de integrações por metro quadrado.
Slack — Desde que instalamos o Slack na Livework, reduzimos a quase zero a quantidade de e-mails que trocamos internamente. ;)
RealTimeBoard — Uma boa alternativa ao instável Mural.ly, é particularmente útil para projetos que acontecem a distância ou em fuso horários diferentes mas precisam permanecer alinhados.
Figma — Ferramenta que pode ser definida como um Adobe Illustrator online, altamente estável, que pode servir também como repositório de informaçòes de um projeto (assim como o RealTimeBoard). Temos utilizado bastante na Livework e os resultados tem sido sensacionais!
Paredes e Post-Its — Nada substitui…
Deixei algum link de fora? Me avisa que eu (vejo se) boto. ;)